quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Prefeito sanciona Lei que institui o Ensino Religioso nas escolas

A disciplina, que é optativa, será oferecida aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental a partir de 2012

Foto: J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes sancionou na tarde desta quarta-feira, dia 19, em cerimônia no Palácio da Cidade, em Botafogo, a Lei que institui o Ensino Religioso na Rede Municipal de Ensino e que cria o cargo de Professor de Ensino Religioso. A partir do próximo ano letivo, as escolas de turno único do Município do Rio oferecerão a disciplina, de forma opcional, aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Acompanhado da subsecretária municipal de Educação, Helena Bomeny, do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, e de representantes de todas as religiões, Paes falou da importância de oferecer os ensinos Religioso e de Valores para a formação de crianças e jovens:

- Essa sanção tem função e objeto específicos. Tem sempre uma coisa em comum em todas as religiões, que é ter um certo conceito de proteção das famílias e dos valores. São valores importantes. Nenhuma religião prega a violência e a luta dos povos. Não estamos impondo a nenhuma criança e a nenhum jovem que tenha fé, que siga credo nenhum. Ao contrário, a gente quer que aquele que tenha seu credo, sua crença, que ele possa aprender os valores e os conceitos mais básicos – disse o prefeito, acrescentando ainda, que com essa Lei o Rio se consolida como um estado laico.

Foto: J.P. Engelbrecht- A gente consolida essa visão do estado laico na hora em que a gente respeita aquilo que é a fé de cada um dos indivíduos, das pessoas que estão nas escolas do município. Quanto mais as pessoas conhecerem a história das religiões, menos preconceito terá.

Pela Lei aprovada, o Ensino Religioso nas escolas da Prefeitura do Rio é opcional e somente será oferecido aos alunos cujos pais ou responsáveis desejarem. As doutrinas oferecidas são: católica, evangélica/protestante, afro-brasileiras, espírita, orientais, judaica e islâmica. Para os alunos que não optarem por este tipo de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SME) oferecerá, nos mesmos horários, o ensino de Educação para Valores.

Na ocasião, a subsecretária municipal de Educação, Helena Bomeny, apresentou um perfil religioso dos alunos das escolas municipais e disse que a SME fará um levantamento para verificar o interesse dos alunos por esta nova disciplina:

Foto: J.P. Engelbrecht- Nós fizemos no início desse ano uma pesquisa para checar a diversidade de religiões que nossos alunos alcançavam. Fizemos uma consulta com seis mil pais, que desse universo, 42% seguiam a religião católica, 32% optaram pelo ensino de valores, 23% eram de religiões evangélicas e o restante dos demais credos. Em fevereiro, já teremos todos os dados tabulados para saber a demanda específica para cada credo. Dessa forma, quando fizermos o concurso para Professor de Ensino Religioso, nós já saberemos o quantitativo de vagas para cada um desses credos.
 
Como a Lei diz que o ensino religioso deve ser oferecido no turno integral, a SME optou por oferecer a disciplina nas escolas de turno único de sete horas, por conta da adequação à grade curricular. Nas escolas com turnos pela manhã e à tarde seria preciso reduzir a carga horária das demais disciplinas para a implantação do Ensino Religioso.

Até 2020, todas as escolas da Prefeitura do Rio estarão funcionando em horário integral de sete horas, de acordo com a Lei que implanta o turno único na rede municipal de educação, aprovada em novembro do ano passado. 


Nota minha: Fiz um contato via twitter com a Secretária de Educação Cláudia Costin sobre os filhos de Ateus, e ela me respondeu que os pais decidem. Se preferirem não ter aula de nenhuma religião, os filhos terão aula de Educação para Valores.


19/10/2011  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Foto: J.P. Engelbrecht

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Armandinho e o Trio Elétrico Dodô & Osmar - Em Alfa



Faixa do Album "A Banda da Carmem Miranda" de 1984

Produtores:Guto Graça Mello/Waldemar Falcão/Marcelo Falcão
Gravadora: Som Livre

"Em Alfra"
Autor: Armandinho Macedo
Arranjo: Armandinho Macedo
Músicos:
Armandinho Macedo : Baixo Elétrico
Armandinho Macedo : Guitarras
Armandinho Macedo : Guitarra Baiana
Armandinho Macedo : Voz
Bajara : Congas
Bajara : Cincerro
Bajara : Tímpanos
Jorginho Gomes : Gongo
Jorginho Gomes : Tímpanos
Jorginho Gomes : Bongô
Jorginho Gomes : Bateria



Uma Amostra do Gênio Criativo de Steve Harris






Quando o A Matter Of Life And Death foi lançado, muitas pessoas queriam saber quem foi Benjamim Breeg e a banda em resposta, disse que os fãs deveriam descobrir por conta própria. E para complicar, quando se pesquisava na internet sobre Benjamin Breeg encontrávamos o seguinte site: www.benjaminbreeg.co.uk que trazia um texto atribuído a um tal de A. Breeg, que se dizia parente do tal sujeito, onde relata o que seria a história do personagem.

A verdade é que Benjamin Breeg não passa de um personagem criado por Steve Harris e analisando a fundo essa lenda encontramos certas particularidades entre Benjamin Breeg e a história do Maiden, pela qual acabamos deduzindo que o Iron Maiden é a própria reencarnação de Breeg.


Para mostrar isso, vou colocar aqui a biografia de Benjamin Breeg escrita pelo tal A. Breeg e relacionar ela com a história da banda:

“Benjamin Breeg nasceu em Londres no dia 3 de setembro de 1939.”

- Essa é a data em que a França e Inglaterra declararam guerra contra a Alemanha (A Segunda Guerra Mundial está presente através de todo álbum). Em 1939 também foi lançamento do filme “O Homem Da Máscara De Ferro”, que inspirou o Harris a escolher o nome de Iron Maiden.

“Depois da morte de seus pais em um incêndio em sua casa em 1947, Breeg foi enviado à um orfanato em East End. A causa do incendio é desconhecida até hoje. Benjamin estava na casa mas não sofreu nada.”

- Steve foi morar no East End em Londres, e os primeiros ensaios com a banda foi na casa de sua avó, longe de seus pais (O que daria a noção de orfanato).

“Ele era uma criança inteligente, porém solitária, conforme uma das pessoas que cuidava dele no orfanato: 'Ele parecia uma criança que carregava muito mais peso nos ombros do que deveria. Seus olhos nos fazia pensar o que o incomodava tanto'. Breeg mostrava interesse na Bíblia e pensava em se juntar ao clero, e foi enviado para morar com três famílias entre 1947 e 1950, mas não se adaptou a nenhuma e sempre acabava retornando para o orfanato.”

- Apesar da biografia do Harris não fazer uma referencia clara a sua infancia, sabe-se sim que ele não era muito extrovertido e sociável. O "interesse na Biblia" é uma clara referencia ao amor de Harris pelo futebol e o fato dele ter pensando em ser jogador profissional (“Pensava em se juntar ao clero”). As "tres familias" a que se refere são provavelmente as duas bandas em que Harris tocou antes de formar o Maiden (Gypsy's Kiss e Smiler), as quais não se adaptou. A terceira poderia ser provavelmente Evil Ways, banda onde Murray tocou com Smith antes de entrar no Maiden.

"Em seu aniversário de 10 anos ele começou a ter recorrentes pesadelos que ele mesmo descrevia como 'os piores e torturosos que tinha'. Apesar disso, Breeg mostrava uma incrível habilidade em pintar quadros e desenhos. No entanto, nenhum desses trabalhos existem mais e acredita-se que foram destruídos pelo próprio Benjamin. Até hoje, ninguém sabe o motivo. Os temas dos desenhos causavam grande consternação nas pessoas que eram permitidas por ele a vê-los."

- Sabemos que Steve Harris tem seus pesadelos como inspiração para as canções. O mais conhecido exemplo é "The Number Of The Beast". E de acordo com a biografia oficial, Harris teve grande interesse em pintar e desenhar. Mas talvez essa parte da historia faça referencia a Derek Riggs, que nos anos 80 foi considerado um sexto integrante da banda (Seus desenhos eram mais conhecidos que a música da banda). Os desenhos que tanto consternavam as pessoas só poderiam ser as figuras de Eddie.

"Um amigo de Benjamim que viu alguns trabalhos afirmou: 'Ele dizia que pintava o que via. Se verdade, eu só tenho que agradecer à Deus por não ter visto o que se passava na mente dele', que se tornou obcecado pela Bíblia. Ele vivia sozinho e muito pouco é conhecido sobre sua vida entre 1955 e 1959."

- Em 1974 (Notem a diferença de 20 anos) Harris esteve trabalhando como desenhista. No entanto, ele continuava com a obsessão de ser jogador de futebol (Biblia = Futebol). Embora tenha desistido de fazer uma carreira como jogador (O Clero), sua afeição pelo esporte não parou (Igual a afeição de Breeg pela Biblia). A diferença de 20 anos se repete. Em 1975 ele forma o Iron Maiden e em 1979 é lançado o "The Soundhouse Tapes", e pouco se sabe sobre esse meio tempo.


"Benjamin viajou bastante durante os anos de 1960 e 1970, conhecendo muitos países. Morou dois anos no Haiti e depois viajou para o Leste Europeu entre 1966 e 1969. Ele foi obrigado a mudar para a Romênia em 1969 por estar sendo alvo de investigações policiais. Ele retornou à Inglaterra em março de 1970. Quando chegou, foi oferecido à ele um cargo no Instituto Internacional de Investigação Paranormal, e ele aceitou.”

- Haiti é conhecido pelas práticas de Vudú, como é relatado em "Dance Of Death". Os tres 6 dos anos de 1966 e 1969 são uma referencia a "The Number Of The Beast". Na Romenia está a conhecida província chamada "Transylvania", nome do primeiro instrumental do Maiden. E o fato de ter se mudado por ser alvo de investigações policiais pode ser uma referencia ao álbum Killers.
"Breeg escreveu quatro livros entre 1971 e 1977. Nenhnum deles estão em catálogo atualmente. Todos descrevem o que foi visto e vivenciado por Breeg nesses anos de viagem. Benjamin Breeg desapareceu de sua casa em 18 de junho de 1978. Todos os esforços foram feitos no sentido de encontrar, sem obter êxito."


- Foram 4 as bandas em que os integrantes tocaram durante o período de 71-77 antes de se unir ao Maiden: Gypsy's kiss e Smiler de Harris; Urchin e Evil Ways de Smith e Murray. Aqui é onde poderia nascer a reencarnação de Benjamin Breeg, pois seis meses depois do desaparecimento é gravado o "The Soundhouse Tapes". E 18 de junho é uma famosa data na historia das guerras (centro temático do AMOLAD), pois foi quando Winston Chuchill deu seu conhecido discurso em 1940, e um fragmento dele é usado na introdução do vídeo clipe de Aces High.


Então para aqueles que não entendiam a origem do famoso Benjamin ou que achavam que essa história era verdadeira... Na verdade não passou de uma bem bolada jogada de marketing para a divulgação do excelente e genial A Matter Of Life And Death.



Texto: Guilherme Adam Schuck.
Fonte: http://www.ironmaidenbrasil.com.br/2009/09/analise-verdade-sobre-benjamin-breeg.html

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Explosão em Restaurante no Centro do Rio de Janeiro - 13/10/2011



Filmagem que eu fiz logo depois da explosão.

Uma explosão em um edifício na manhã desta quinta-feira (13) na região central do Rio de Janeiro deixou quatro três pessoas mortas, e 16 feridas segundo o Corpo de Bombeiros. O órgão apontou um vazamento de gás como sendo a causa do acidente, descartando a possibilidade de explosão de um bueiro.
A explosão ocorreu em um prédio onde funciona um restaurante no número nove da praça Tiradentes, próximo à rua da Carioca, na região central.
Ainda de acordo com os Bombeiros, são ao menos 17 feridos, sendo que três em estado grave. Os feridos estão sendo levados para o hospital municipal Souza Aguiar, também no centro.
Texto: UOL

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

®KEEP WALKING, BRAZIL.



No início dos tempos, na parte sul das Américas, habitava um gigante. Um dos poucos que andavam sobre a Terra.
Gigante pela própria natureza, e sendo natureza ele próprio, era feito de rochas, terra e matas, que moldavam sua figura. Pássaros e bichos pousavam e viviam em seu corpo e rios corriam em suas veias. Era como um imenso pedaço de paisagem que andava e tinha vontade própria.
Caminhava com passadas vastas como vales e tinha a estatura de montanhas sobrepostas. Ao norte, em seu caminho, encontrava sol quente e brilhante nas quatro estações do ano. Ao sul, planaltos infindáveis. A oeste, planícies e terras cheias de diversidade. E a leste, quilômetros e quilômetros de praias onde o mar tocava a terra gentilmente, desde sempre. Havia também uma floresta como nenhuma outra no planeta. Tão grande, verde e viva que funcionava como o pulmão de todo o continente à sua volta.
Mesmo diante de tudo isso, um dia, enquanto caminhava, o gigante se inquietou.
Parou então à beira-mar e ali, entre as águas quentes do Atlântico e uma porção de terra que subia em morros, deitou-se. E, deitado nesse berço esplêndido, olhou para o céu azul acima se perguntando: "O que me faz gigante?".
Em seguida, imaginando respostas, caiu em sono profundo.
Por eras, que para os gigantes são horas, ele dormiu. Seu corpo gigantesco estirado, o joelho dobrado formando um grande monte, uma rocha imensa denunciando seu torso titânico e a cabeça indizível, coberta de árvores e limo.
Dormiu até se tornar lenda no mundo. Uma lenda que dizia que o futuro pertencia ao gigante, mas que ele nunca acordaria e que o futuro seria para ele sempre isso: futuro.
No entanto, com o passar do tempo ficou claro que nem mesmo as lendas devem dizer "nunca".
Depois de muito sonhar com a pergunta sobre si, o gigante finalmente despertou com a resposta.
Acordou, ergueu-se sobre a terra da qual era parte e ficou de frente para o horizonte.
Tirou então um dos pés do chão e, adentrando o mar, deu um primeiro passo.
Um passo decidido em direção ao mundo lá fora para encontrar seu destino.
Agora sabendo que o que o faz um gigante não é seu tamanho, mas o tamanho dos passos que dá.



®KEEP WALKING, BRAZIL

domingo, 9 de outubro de 2011

Picassos Falsos - Quadrinhos - Cassino do Chacrinha



Cassino do Chacrinha - 1988

Quadrinhos
Autores:Pequinho - Humberto Effe
Album: Picassos Falsos (1987)

Formação do Album: Humberto Effe (voz e violão), Gustavo Corsi (guitarra, violão e cavaquinho), Zé Henrique Romanholli (baixo) e Abílio Rodrigues (bateria).

Picassos Falsos é uma uma banda brasileira de rock surgida em 1985 no Rio de Janeiro. A banda foi uma das pioneiras em misturar rock, soul e funk com baião, afoxé, maracatu e samba, algo que só viria a ser comum na música brasileira a partir dos anos 1990, com artistas como Chico Science & Nação Zumbi e Mundo Livre S/A. A banda fez sucesso com canções como "Carne e Osso", "Quadrinhos", "Supercarioca" e "O homem que não vendeu sua alma". A banda nasceu com o nome de O Verso, em 1985, no bairro carioca da Tijuca. A banda viria a gravar a sua primeira fita demo com as canções "Carne e osso", "Quadrinhos" e "Idade Média" em 1987. A rádio Fluminense FM passou a tocar as três canções. Ao ouvir as canções da banda na rádio, o jornalista e produtor José Emílio Rondeau (o mesmo do primeiro LP da Legião Urbana) interessou-se pelo som do Picassos Falsos e fez a banda assinar, em 1987, um contrato com o Plug, selo dedicado ao rock criado pela RCA.

Letra:
A carta que você me escreveu
Não dizia a verdade
Você mentiu da mesma forma
Que os jornais falam da realidade
Estou desempregado um vagabundo
Dormindo no seu coração
Sou mais um solitário
Que não pode comer nenhum pedaço do seu pão
Meu amor olhe pros lados
Desde criança
Só lemos os quadrinhos dos jornais

Quero virar manchete
Cansei de ser croquete
De ser engolido
Pelas grandes notícias tanta falsidade
Vendo bem debaixo da minha barba
Mil coisas acontecendo
Não é o sol do verão
Que vai mudar esse mal tempo
Meu amor olhe pros lados
Desde criança
Só lemos os quadrinhos dos jornais

© Picassos Falsos

sábado, 8 de outubro de 2011

Moraes Moreira - Vem Me Perdoar - Cassino do Chacrinha



Cassino do Chacrinha - 1988
Album: República da Música (1988)
Autores: Zeca Barreto/Moraes Moreira


A capa faz uma referência sobre um fato curioso ocorrido alguns meses antes do lançamento do disco. Em serembro de 1987, uma embarcação de nome "Solana Star" com um carregamento de 15.000 latas de maconha (pesando 1,25 Kg cada) procedente da Indonésia, foi interceptada pela guarda costeira no litoral brasileiro. Para evitar o flagra a turma à bordo resolveu dispensar a carga jogando ao mar. Pescadores que velejavam em algumas praias do Rio de Janeiro e de São Paulo no dia 22 de setembro de 1987 tiveram uma visão: latas fechadas pareciam brotar do mar em direção à orla. Eles ainda não sabiam, mas dentro de cada recipiente metálico havia cerca de um quilo e meio de maconha de "alta qualidade". A polícia litorânea se esforçava para apreender o material. Em vão: menos de 10% das 20 mil latas foram recolhidas. O restante ficou ao léu, afundou ou foi capturado por curiosos que protagonizaram o episódio conhecido por verão da lata.

Embora em todo o disco nenhuma faixa faça referência à droga, fica claro que a "República da Música" é mesmo 'da lata'.

Roberto Carlos, também se rendeu ao "verão da lata" e lançou a música "Tô Chutando Lata" no seu disco de 1987.

Cassino do Chacrinha
Rede Globo© - uma empresa Globo Comunicação e Participações S.A.
Canal Viva© - um canal da Globosat Programadora Ltda.
Todos os direitos reservados. All rights reserved ®

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Grupo Fundo de Quintal - Eu Não Quero Mais - Cassino do Chacrinha



Cassino do Chacrinha - 1988

Album: Do Fundo Do Nosso Quintal
Ano: 1987
Autor: Hélio dos Santos


Letra
Eu não quero mais amar essa mulher 
Ela magoou meu coração
Desconsiderou o lar que é o meu barracão
Por isso eu não quero não
Minha nega é maneta
E além de maneta é cega de um olho
É cega de um olho, tem pouco cabelo
E no pouco cabelo carrega piolho
Eu já falei pra você, ô Sombrinha
Joga essa mulher no lixo 
Além de caolha e ter pouco cabelo 
Ela toma cachaça e joga no bicho
Eu não quero mais amar essa mulher 
Ela magoou meu coração 
Desconsiderou o lar que é o meu barracão 
Por isso eu não quero não
Se lembra daquela arapuca
Que a nega maluca um dia armou
Fez macumba, jogou pururuca
Deixou tua cuca na tela de horror
Nega eu juro
Juro que verei seu fim 
Usaste de leviandade
Na sua esperteza pra cima de mim
Eu não quero mais amar essa mulher
Ela magoou meu coração
Desconsiderou o lar que é o meu barracão
Por isso eu não quero não
É mentira, é conversa fiada
Essa nega é danada, essa nega é vadia
Levanta dez horas, levanta meio dia
Procura pão quente não tem padaria
Me tratando com muita meiguice
Maria Clarice me traiu assim
Se eu não fosse lá da Piedade
Te juro a verdade seria o meu fim
Eu não quero mais amar essa mulher
Ela magoou meu coração
Desconsiderou o lar que é o meu barracão
Por isso eu não quero não
Me responda com sinceridade, Arlindo
Onde mora uma paixão, por isso 
Por isso eu não quero não
Sombrinha não sei o endereço
Mas sei bem o preço da ingratidão e é por isso
Por isso eu não quero não
Nesse endereço eu fiquei mais perdido
Que cego numa confusão, mas é por isso
Por isso eu não quero não
De tanto andar por aí, Ubirany
Conheci a ilusão, é por isso 
Por isso eu não quero não 
Malandro que é bom não se ilude
Eu fiz o que pude porém foi em vão, mas é por isso 
Por isso eu não quero não
Por isso que eu vou corrigir
A ........ e pira eu não vou nessa não, mas é por isso
Por isso eu não quero não

Rede Globo© - uma empresa Globo Comunicação e Participações S.A.
Canal Viva© - um canal da Globosat Programadora Ltda. 
Todos os direitos reservados. All rights reserved ®

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Igreja Mundial envia ao fiel martelo divino pela ‘ofertinha’ de R$ 1.000 (com vídeo)



Pastor pede o depósito da
'ofertinha', da 'ajudinha'
A Igreja Mundial colocou à disposição dos fiéis um martelo divino para quebrar as “pedras do caminho”, como desemprego, dívida, vício em jogo de azar e marido com amante.

O objeto sagrado está sendo enviado pelo correio a quem fizer a “ofertinha” de R$ 1.000, conforme anunciou na TV um pastor (vídeo abaixo). O site da igreja informa que a arrecadação será destinada para a construção da Cidade Mundial, em Garulhos, na Grande São Paulo.

A igreja usou um trecho da Bíblia para justificar a oferta do martelinho. Diz Jeremias 23:29: “Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiuça a pedra?”

Na prateleira de produtos divinos da igreja de Valdemiro Santiago há, além do martelinho, meias e  toalhinhas. A promoção das meias acabou recentemente. O par estava sendo "ofertado" por R$ 153.

Em denúncia contra a Igreja Universal por lavagem de dinheiro, o Ministério Público Federal em São Paulo acusou a denominação de enganar os fiéis com falsas promessas para aumentar a sua arrecadação.

A acusação poderia ser estendia a outras igrejas, como a Mundial, mas a Justiça rejeitou essa parte da denúncia.

Fonte:http://www.paulopes.com.br/2011/10/mundial-envia-ao-fiel-martelo-divino.html 

Na Itália, devoto ouve vozes durante sermão e arranca seus dois olhos




Na missa de domingo da igreja Sant’Andrea de Viareggio, perto de Pisa, Itália, o britânico Aldo Bianchini, 46, levantou-se calmamente durante o sermão do padre Lorenzo Tanganelli e, a pedido de vozes, arrancou com as mãos seus dois olhos, deitando-se no chão, onde se formou uma poça de sangue.

As 300 pessoas que assistiam à missa ficaram horrorizadas, como era de se esperar, mas está na Bíblia, em Mateus 5:29: “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno”.

Não se sabe se foram essas vozes que ele ouviu.

Bianchini foi levado às pressas a um hospital. Os médicos tentaram repor os globos oculares, mas não foi possível. O devoto ficou cego.

O médico Gino Barbacci disse que Bianchini, antes da cirurgia, confirmou que arrancou os olhos a mando de vozes. Barbacci também ficou chocado. “Em meus 26 anos de serviço, nunca vi nada parecido.”

Um estudo de 1997 do médico psiquiatra brasileiro Francisco Lotugo Neto apontou que a incidência de transtorno mental é maior entre as pessoas mais religiosas, destacando-se os líderes evangélicos.
http://gawker.com/aldo-bianchini/

Blog do Paulopes

Com informação das agências.