quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Dor de cabeça, zumbido e cansaço? A culpa pode ser da mandíbula


  • Thinkstock
    Na maior parte dos casos, a DTM afeta pessoas de 30 a 50 anos, principalmente do sexo feminino
    Na maior parte dos casos, a DTM afeta pessoas de 30 a 50 anos, principalmente do sexo feminino
Quase ninguém sabe que ela existe, mas na cabeça está uma das engrenagens mais ativas do organismo: a ATM, articulação temporomandibular.  Além de conectar a mandíbula ao crânio, ela é responsável por todos os movimentos dos maxilares e da boca, incluindo mastigação, deglutição e fala.

Também poucas pessoas desconfiam que o desarranjo dessa engrenagem possa trazer tanto prejuízo ao organismo. Dores na face e nos maxilares, dificuldade ou cansaço para mastigar ou falar, ruídos ou estalos ao abrir e fechar a boca, travamento da abertura da boca, pressão atrás dos olhos, dor ou zumbido nos ouvidos, dor de cabeça, inchaço na lateral do rosto, problemas para dormir – todos esses sintomas apontam que há algo de errado com ela.

Ainda pouco conhecida, a disfunção da ATM – chamada de DTM (disfunção temporomandibular) – surge, na maioria das vezes, em decorrência do mau hábito de se pressionar, apertar ou travar os dentes. Além de forçar os músculos faciais, provocando dores, essa sobrecarga também pode afetar o disco articular (um tipo de almofada que alivia o atrito toda vez que se abre e fecha a boca), deixando-o mais fibroso e com mobilidade comprometida.

Os vilões e suas maiores vítimas

Estima-se que 3% da população mundial sofra com esse problema, que se manifesta de diferentes formas (veja quadro). "Porém, esse número vem crescendo constantemente, principalmente nas regiões urbanas", afirma o cirurgião bucomaxilofacial e especialista em dor orofacial Giuliano Cossolin, responsável pelo Ambulatório de Cirurgia Oral e Maxilofacial da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Isso porque a DTM está no rol das doenças da modernidade: ansiedade, tensão e estresse – muito presentes na vida urbana de hoje – estão entre os principais estopins desse distúrbio.  

Além deles, outros fatores em conjunto podem favorecer essa disfunção: problemas oclusais (mordida cruzada, falta de dentes etc), bruxismo (ranger involuntário dos dentes durante o sono), maus hábitos – como apertar os dentes, mascar chicletes excessivamente, roer as unhas, morder tampa de caneta –, sedentarismo e má postura.

"Até mesmo pequenos traumas (como quedas ou soco no queixo) ou leves batidas de carro podem gerar lesão nos músculos ou desestabilizar a articulação, favorecendo o aparecimento da DTM", afirma o reumatologista José Goldenberg, do Hospital Israelita Albert Einstein e coautor do livro Disfunção Temporomandibular (DTM) – Conheça Seu Impacto em Sua Saúde (editora Atheneu).









  • Thinkstock
    Cerca de 80% dos casos de DTM são tratados com o uso de placas de mordida
Na maior parte dos casos, essa disfunção afeta pessoas de 30 a 50 anos, principalmente do sexo feminino. "Para cada oito mulheres com esse problema, há dois homens na mesma situação", afirma o cirurgião bucomaxilofacial José Flávio Torezan, membro da International Association of Oral and Maxillofacial Surgeons. Ainda não se sabe ao certo o por que dessa prevalência entre as mulheres. Uma das hipóteses é a de que os hormônios teriam algum papel no surgimento da DTM – porém, pesquisas ainda estão em andamento para comprovar tal relação.



COMO PREVENIR O DISTÚRBIO
Evite apertar os dentes, pressionar a língua contra eles ou morder a bochecha
Não durma com a mão apoiada diretamente na mandíbula
Abandone os hábitos de morder a ponta da caneta, roer unha ou mascar chiclete demasiadamente
Evite mastigar alimentos muito duros, que exijam força excessiva das arcadas dentárias
Faça uma atividade física regular (pelo menos três vezes por semana, por 30 minutos)
Procure ter uma boa postura, mantendo a coluna ereta, especialmente se trabalha o dia todo numa mesma posição (por exemplo, sentado diante do computador). Nesse caso, faça pausas frequentes, movimentando o corpo e alongando a coluna
Reserve momentos para relaxar e reduzir o estresse, com medidas como atividade física, meditação, técnicas de respiração e relaxamento, caminhada no parque etc
Procure um dentista, se possível especialista em DTM, assim que notar a permanência de algum sintoma desse distúrbio. Um diagnóstico precoce torna seu tratamento mais fácil e evita que a dor aguda se torne crônica
Fonte: cirurgião-dentista Giuliano Cossolin e reumatologista José Goldenberg
Romaria pelo diagnóstico
Não é raro ouvir histórias de pacientes que perambularam por diversos consultórios, passando em neurologistas, otorrinos e reumatologistas, para finalmente terem o problema decifrado na cadeira de um dentista. Há casos de doentes que tiveram que esperar por mais de duas décadas para receber o tratamento correto. A razão disso é uma só: diagnosticar a DTM está longe de ser uma tarefa simples.

Devido aos seus sintomas, ela pode facilmente ser confundida com outras doenças, como enxaqueca, otalgia (dores no ouvido), distúrbio do nervo trigêmeo (constituído pelo nervo maxilar, mandibular e oftálmico), e problemas oftalmológicos, em decorrência de dores ou pressão atrás dos olhos.

Alguns exames de imagem até podem ajudar a identificar o problema ou a descartar outros possíveis distúrbios, porém o diagnóstico é clínico: depende muito da perícia do profissional em examinar o paciente e avaliar as informações trazidas por ele a respeito dos seus sintomas, histórico de saúde, tipo de trabalho e estilo de vida.  

Além disso, por muitos anos houve um outro fator complicador: a falta de especialistas nessa área. A DTM é uma especialidade nova – ela só foi oficializada no Brasil como parte da odontologia em 2001. Antes, quem sofria desse mal não tinha um profissional certo a quem pudesse recorrer e era obrigado a enfrentar essa via sacra sem fim, que nem sempre chegava até o dentista.

Atualmente, com essa regulamentação e com a recente criação da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, achar um profissional gabaritado ficou mais fácil – no site da própria entidade (www.sbdof.com) há uma lista de especialistas em diversas cidades.


OS TIPOS DE DTM

Muscular: é a mais frequente delas (representa cerca de 70% dos casos) e surge em decorrência de excesso de tensão ou sobrecarga na musculatura, provocada por hábitos como pressionar os dentes, morder tampa de caneta e mascar chicletes em excesso. Ela pode gerar dores difusas na face
Articular: é provocada por alterações nas estruturas ósseas, capsulares (membranas), do disco articular (cartilaginoso) ou do líquido sinovial (um tipo de lubrificante). Nesse caso, as dores são mais localizadas
Mista: segundo tipo mais comum, ela mescla sintomas da DTM articular e muscular
Reumatológica: a menos frequente, é causada por uma degeneração do disco e da articulação temporomandibular, que culmina em muita dor. Tem origem em doenças degenerativas, como artrite reumatoide
De bilhetinhos à terapia

Na grande maioria das vezes, o problema da DTM pode ser resolvido com procedimentos clínicos, sem grandes intervenções. Cerca de 80% dos casos são tratados com o uso de aparelhos ortodônticos (para corrigir problemas de mordida) e placas de mordida (que ajudam a impedir que os músculos da face se contraiam ao máximo quando os pacientes apertam os dentes), fisioterapia e psicoterapia.

Um outro tratamento pode ser realizado por um dentista, com pequenos ajustes na mordida, através de desgastes dentários, o que possibilitaria um maior engrenamento da mordida.

Até mesmo avisos em bilhetinhos e sinais colados no ambiente de trabalho ou na casa do paciente podem fazer parte da receita médica. Isso ajuda aqueles que têm o hábito de apertar os dentes durante o dia a se autopoliciarem, evitando, assim, essa sobrecarga na região.

Em situações de muita dor, os especialistas recomendam, como coadjuvantes ao tratamento, medicamentos ou laser de baixa potência, que têm efeito anti-inflamatório e aliviam o incômodo, dispensando cirurgias. Elas só são indicadas numa minoria das vezes, em casos graves, como os de calcificação da articulação (anquilose) ou de algum tumor (neoplasia).





Vida Longa e Próspera
Alberto Jr.
     

Aprenda a fazer maquiagem de zumbi para o Dia das Bruxas


A terceira temporada do seriado "The Walking Dead" trouxe os zumbis de volta à televisão e o maquiador Beto França ensina passo-a-passo como se transformar num monstro bem parecido com os do seriado neste Halloween.


Para fazer a maquiagem, alguns itens específicos são necessários, como látex teatral, sangue falso e carne artificial. Todos os produtos são vendidos em casas especializadas e podem ser substituídos respectivamente por gelatina incolor derretida, mistura de sangue falso caseira e cola em bastão. Antes de usar qualquer produto pela primeira vez na pele sensível do rosto, certifique-se de que você não é alérgico fazendo o teste em uma pequena região do braço.


Maquiagem: Beto França (www.betofranca.com); modelo: Paula Vazquez; produção: Fernanda Pineda; imagens: Eduardo Bonavita e Yuri Catelli; edição: Paulo Camilo.



http://estilo.uol.com.br/ultnot/multi/2012/10/29/0402CD9B336AC4A13326.jhtm









Vida Longa e Próspera


Alberto Jr.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Servidor público é retirado à força da Câmara de Piracicaba durante leitura bíblica



Estão dizendo que foi uma armação... e até parece... mas há uma coisa que não podemos ignorar a intolerância nesse caso. Aceito (mas não concordo) que no regimento interno da Câmara conste que tem que se rezar antes das sessões, agora impor via abuso de autoridade a participação e apelar para a truculência com um servidor público é um pouco demais. Muitos dirão, "não custava nada levantar por respeito..." mas, aquilo é um parlamento e não uma casa de oração. Façam a oração ou que quer se seja, antes de abrirem as portas para a população assistir a sessão. Assim, ninguém se estranha com ninguém. Parece que os vereadores confundiram o Régis com um dos integrantes do movimento "Reaje Piracicaba", um movimento da sociedade civil que busca revogar o aumento do Salário dos Vereadores (66%!) e aprovar leis de transparência pública e de combate à corrupção! não há informações se ele participa do movimento ou não.
 https://www.facebook.com/reajapiracicaba?fref=ts



A INTOLERÂNCIA DA CÂMARA DE PIRACICABA



No Islamismo, o culto é feito de joelhos, em direção à Meca. No Budismo, sentado, enquanto olhos e bocas permanecem fechados. Mas em outras religiões, fica-se de pé, com cantos e louvores. Não raro, os mandamentos de uma religião são considerados pecados em outras. Algumas crenças proíbem o consumo de álcool. Em outras, como no Catolicismo, o padre, guiando-se pelo exemplo de seu Mestre, celebra a comunhão bebendo vinho. No Judaísmo, os homens são circuncidados, ou seja, cortam uma parte de seu corpo. Em outras religiões, é proibido fazer transfusão de sangue, cirurgia ou até mesmo aparar os cabelos. 


Em pé, sentado, de joelhos, em silêncio, com cantos. Quem está certo e quem está errado? Mais do que isso, quem está autorizado a decidir? O padre, o rabino, o pastor? Ou o político?

No dia 29.10.12, este assunto causou lamentável episódio na Câmara de Vereadores de Piracicaba, onde as sessões são iniciadas com a leitura da Bíblia. Nessa data, quando todos os demais se levantaram para o ato, um cidadão escolheu permanecer sentado, em silêncio, de olhos fechados, sem se mover. Por que terá feito isso? Quem será ele? O que será que ele pensa? Qual será sua religião?


Seria um budista que, diante da evocação de Deus, entrou em oração, conforme os mandamentos de sua crença? Seria um muçulmano, que percebeu que todos estavam de costas para a Meca? Seria um judeu, um espírita, um protestante? Seria, um católico, que, como as pessoas que cercavam Jesus durante o Discurso da Montanha ou na Última Ceia, ouviram as Palavras de Deus sentados e quis manter-se na mesma posição em que hoje Jesus, também sentado, está ao lado de seu Pai? Seria, quiçá, um ateu, que, mesmo não querendo participar do ato, permaneceu, com respeito e amor ao seu próximo, em silêncio sem incomodar o louvor de todos os outros?


Ninguém soube, pois ele sequer teve oportunidade de permanecer no recinto. Por ordem do Excelentíssimo Presidente da Câmara, homens da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar ali presentes o expulsaram da chamada Casa do Povo. Será que para esta Casa, povo é apenas o cidadão que tem religião? Mais do que isso, cuja religião cultua Jesus mas não reconhece Maomé, Buda e outras figuras sagradas? Mais ainda, que admite apenas uma forma de cultuar Jesus ou Deus, vale dizer, a sua, de pé?


Na Alemanha Nazista, judeu não podia ficar. Com sorte, era expulso do país; sem sorte, era morto. Será que poderá ficar na Câmara de Piracicaba? Se se submeter à fé alheia, é possível que sim. 


Na palestina, duas pessoas podem ser amigas, sócias, colegas de trabalho, marido e esposa, pai e filho. Desde que tenham a mesma religião; do contrário, é comum não tolerarem sequer pisar a mesma calçada. 



Gandhi, nascido na Índia e sem renunciar à sua cidadania inglesa, liderou a libertação de sua pátria do domínio britânico sem nunca ter posto a mão em uma arma ou permitido que qualquer de seus seguidores o fizesse. Após alcançar a liberdade de sua terra mãe, pagou caro pelo sonho de um único país para hindus e muçulmanos. Foi assassinado por questão religiosas, que tiraram da Índia o território que deu origem ao Paquistão, e da humanidade, aquele que ficou conhecido como o Mahatma, ou A Grande Alma. 



Quando uma pessoa agride outra, seja lá por qual forma for, considera-se que houve uma violência, uma injustiça. Quando a agressão é feita com uso de meios que só uma das partes têm, a violência ganha requinte de covardia. O Excelentíssimo presidente da Câmara, por quem sempre terei incondicional respeito, mandou expulsar-me alegando que a regra estava prevista no regimento da Casa. Regimento que somente ele, por ser vereador, mas não eu ou qualquer outro cidadão, pode criar e modificar. Ou seja, a violência religiosa que sofri foi praticada com base em instrumento que só ele tem. Foi praticada contrariando a Constituição Federal e a Lei de Improbidade Administrativa, na frente de todos, na presença da imprensa, com transmissão ao vivo por rádio e televisão. 
São reflexos deste nosso tempo, em que religião é praticada em parlamentos e política é feita em templos, como se nunca tivesse existido a passagem bíblica que diz dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus!

Já participei de cultos das mais diversas religiões. Jamais um ato meu atrapalhou qualquer desses eventos, mesmo que eu não concordasse com nada do que via, pois considero que a tolerância e o respeito às diferenças são não só fundamentais para a construção de uma sociedade livre e pacífica, como também uma grande oportunidade de se aprender com o próximo e, quem sabe, ser retirado do erro. E se algum vez, mesmo que na luta por meus direitos, uma só conduta minha for indigna desta cidade, humildemente me retratarei e reverterei a injustiça que tiver praticado, nem que isso exija minha despedida. Por que, então, impedem que eu, em paz e com repeito, permaneça da forma que me parece mais adequado às minhas crenças?

Tenho o mais absoluto respeito pela opção religiosa de cada pessoa, mesmo que com ela não concorde. Gostaria de receber igual tratamento dos demais. Não é esse o mandamento? 'ama o teu próximo como a ti mesmo'?

Em futuras sessões da Câmara Municipal de Piracicaba, é possível que outras pessoas professem sua fé da maneira que lhe parecer mais adequado à sua crença. Ou, talvez, alguém prefira não participar de qualquer manifestação religiosa. Desde que todos sejam respeitados, a mim isso não representará incômodo. Porém, seu Presidente alega que o Regimento proíbe excluir-se das práticas religiosas escolhidas por esta Casa. Sua Excelência terá que escolher lealdade à norma que ele e seus pares podem modificar, ou à Constituição Federal, à Lei de Improbidade Administrativa, à Declaração Universal dos Direitos dos Homens e do Cidadão, à Convenção Interamericana de Direitos Humanos e, mais do que isso, ao respeito que, como cidadão e como cristão, deve a seu próximo. O destino desse Presidente está nas mãos de cada integrante desta Câmara, que por mim serão sempre respeitados.

Se não estão erradas as informações que recebi, soube que alguns vereadores discordam da postura adotada por Sua Excelência e foram, na sessão, exortados por seus pares. Aos dissidentes, minha solidariedade. A todos, o meu incondicional respeito.

Eu poderia ter inciado este texto falando sobre minha fé. Mas se ela contrariasse a sua, você teria lido até o fim?

Régis B Montero - Facebook: 
https://www.facebook.com/regis.bmontero




Câmara de Piracicaba retira servidor público à força durante leitura bíblica
Funcionário do MP foi expulso do prédio por PM e por guarda municipal.

Segundo o presidente da OAB, ato foi 'exagerado' e desafia Constituição.

reportagem em vídeo da Rede Globo/EP TV:


O funcionário do Ministério Público em Piracicaba (SP) Regis Montero foi expulso do plenário da Câmara na noite desta segunda-feira (29) por não ficar em pé durante a leitura de um trecho da Bíblia. A sessão chegou a ser interrompida pelo presidente do Legislativo João Manuel dos Santos (PTB) para a retirada do servidor, que foi levado pelo braço por um policial militar e por um guarda municipal. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) considera o ato inconstitucional.

Em imagens disponibilizadas no site da Câmara, o vereador André Bandeira (PSDB) começa a leitura da Bíblia quando foi interrompido pelo presidente da Casa. Santos pediu que o servidor que estava sentado ficasse em pé durante o ato ou que se retirasse. Após uma discussão, o manifestante foi expulso à força do prédio.

O presidente da Câmara afirmou que apenas cumpriu o Regimento Interno da Casa. Ele nega que o ato de retirar o servidor tenha sido inconstitucional. Já o diretor jurídico do Legislativo de Piracicaba, Robson Soares, disse que Montero fazia 'baderna' e que 'tumultuava' a sessão naquele dia. "O ato da leitura bíblica está no artigo n° 121 do Regimento Interno. É algo presente nas sessões desde a criação do Legislativo piracicabano. Não obrigamos ninguém a acompanhar a leitura, mas que essa pessoa respeite as regras da Casa ou que se retire", afirmou Soares.

Ainda segundo o diretor jurídico, o homem desrespeitou os funcionários, os vereadores e os policiais durante a discussão. "Não é a questão constitucional que está em pauta, mas o desrespeito do homem com quem estava lá tentando trabalhar", disse o funcionário.

Desrespeito de vereador
Segundo uma pessoa presente no plenário durante a confusão, e que pediu para não ser identificada, o movimento 'Reaja Piracicaba', que tem feito várias manifestações recentemente, está sendo responsabilizado pelos parlamentares pelo ocorrido na segunda-feira. "Já não basta o desrespeito do próprio vereador Trevisan Junior (PR) quando fala olhando para o plenário. Segundo o mesmo Regimento, quem utiliza a tribuna deve falar ao presidente", afirmou.

Medida exagerada
O presidente da OAB de Piracicaba, Odinei Assarisse, afirmou que o acontecido na Câmara desafia o que está na Constituição Federal. "Acredito que é inconstitucional, pois o estado brasileiro é laico. Ninguém pode ser impedido de acompanhar a sessão na Câmara por não ser católico", pontuou o advogado.

Ainda segundo Assarisse, a expulsão do homem foi uma 'medida exagerada' por parte dos vereadores. O presidente da OAB de Piracicaba também disse que cabe uma medida judicial por parte do homem retirado do prédio do Legislativo. "Se o servidor se sentiu ofendido, cabe a ele tomar as atitudes necessárias. Não vejo motivo para a retirada dessa pessoa do plenário. Foi um exagero", disse.

Posição da GM e da PM
A Guarda Municipal e a Polícia Militar de Piracicaba, por meio das respectivas assessorias de imprensa, afirmaram que apenas 'cumpriam ordens' do presidente da Câmara.

Posição do servidor público
Montero informou que não descarta acionar a Câmara juridicamente pelo ato. "Já estive outras vezes no Legislativo e isso nunca havia acontecido", afirmou. Ele disse também não lembrar se havia ficado sentado nas sessões durante leitura da Bíblia em outras ocasiões. O servidor disse que faz parte do Movimento Reaja Piracicaba se for considerado que ele é contra o aumento do salário dos vereadores.

Vídeo gravado por outro popular que estava acompanhando a sessão ordinária do dia 29 de Outubro de 2012https://www.youtube.com/watch?v=LjOqATr620c





Fontes: 








Vida Longa e Próspera
Alberto Jr.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Homem de Ferro 3: Trailer Oficial Legendado



Iron Man 3 é o terceiro filme inspirado no herói da Marvel Comics, o Homem de Ferro. Shane Black assume a direção depois da recusa de Jon Favreau, que dirigiu Iron Man e Iron Man 2 (mas Favreau permanece como produtor e ator), e o elenco conta com o retorno de Robert Downey, Jr. (Tony Stark/Homem de Ferro), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts) e Don Cheadle (James Rhodes/Máquina de Combate), mais as adições de Ben Kingsley, Guy Pearce, Andy Lau, Rebecca Hall e James Badge Dale. As filmagens começaram em maio de 2012 na cidade de Wilmington, Carolina do Norte, com previsão de locações na China. O filme estreia em 3 de Maio de 2013 nos Estados Unidos e em 26 de abril do mesmo ano no Brasil.


Sinopse oficial Homem de Ferro 3
"Homem de Ferro 3 coloca Tony Stark/Homem de Ferro contra um inimigo sem limites. Quando Stark tem sua vida pessoal destruída, ele embarca em uma angustiante busca pelo responsável. Nessa jornada, a cada nova etapa, sua coragem será testada. Sem saída, Stark precisa sobreviver com seus próprios recursos, confiando na sua engenhosidade e instintos para proteger as pessoas próximas a ele. No contra-ataque, descobre a resposta para a pergunta que secretamente o atormentava: o homem faz a armadura ou a armadura faz o homem?"

Elenco:
Robert Downey Jr. como Tony Stark/Homem de Ferro
Don Cheadle como James Rhodes/Máquina de Combate
Gwyneth Paltrow como Pepper Potts
Andy Lau como "um amigo de Tony Stark na China"
Ben Kingsley como O Mandarim
James Badge Dale como Eric Savin/Coldblood/Patriota de Ferro
Guy Pearce como Aldrich Killian
Rebecca Hall como "uma cientista à altura de Tony Stark chamada Maya Hansen", sendo que o papel era inicialmente de Jessica Chastain, mas a atriz desistiu de participar do filme porque tinha a sua agenda "muito cheia".
Jon Favreau como Happy Hogan
Ashley Hamilton como Jack Taggert / Poder de Fogo
William Sadler como General
Cobie Smulders como Maria Hill
Wang Xueqi como Homem Radioativo

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Isso se chama amizade ou ingenuidade?

Lésbica se passa por médico e convence amiga a fazer sexo com ela


Esta história é de arrepiar. Vou dividir em partes, para a melhor compreensão. 

Capítulo 1 

Angela Buchanan (foto), de 30 anos, moradora de Lufkin (Texas, EUA), contactou uma antiga amiga pelo Yahoo Messenger em março. Angela contou uma história triste à amiga, de 51 anos: tinha tindo câncer nos seios em 2008 e estava novamente com um tumor que poderia se transformar em câncer

A doente disse estar se tratando com um ginecologista de Lufkin. 

Capítulo 2 

A amiga de Angela foi contactada pelo médico também no Yahoo Messenger. Ele comentou online que o aparecimento do tumor nos seios da sua paciente poderia ser retardado ou mesmo evitado com a produção de um certo hormônio. De acordo com o médico, identificado apenas como Doc, esse hormônio seria produzido por meio de relação sexual. Doc, então, recomendou que a amiga fizesse sexo com Angela, a fim de ajudá-la. 

Capítulo 3 

A amiga de Angela, muito religiosa, não aceitou inicialmente a recomendação médica. Mas acabou tomando uma decisão: sacrificar-se pelo bem de Angela! E as duas começaram a fazer sexo. A natureza, a frequência e a duração das relações sexuais eram determinadas por Doc

Capítulo 4 
A amiga de Angela chegou a sugerir que ela se submetesse a mastectomia. Mas foi convencida por Doc de que não era a escolha certa a fazer. 

Capítulo 5 

Em agosto, Angela e a amiga se casaram. Angela tinha dito à amiga que estava envolvida na disputa da guarda de uma criança, adotada por ela e uma ex-companheira. O casamento com a amiga a ajudaria na disputa legal. 

Capítulo 6 
Depois do casamento, a filha da amiga de Angela começou a suspeitar de que a "madrasta" e Doc eram a mesma pessoa. Angela e Doc negaram. Mas, com a pulga atrás da orelha, a amiga - e então esposa - de Angela foi atrás da antiga companheira dela. 

E a amiga descobriu a verdade: Angela era Doc e não havia qualquer batalha legal pela guarda de criança. Mais: não havia câncer

Capítulo Final 

Apertada pela polícia, Angela confessou a armação e acabou presa. Pagou fiança e está em liberdade à espera do julgamento. 

Informações: "The Lufkin News"

Fonte: Page Not Found de Fernando Moreira:



Vida Longa e Próspera
Alberto Jr.
     

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Evangélicos Vão Boicotar a Novela "Salve Jorge"






A novela "Salve Jorge", de Glória Perez, estreou nesta segunda-feira e já está causando polêmica: evangélicos estão promovendo protestos contra o folhetim nas redes sociais desde a última sexta-feira (19/10). Uma das campanhas divulgadas no Facebook afirma que a trama vai fazer adoração a "Ogum" e que os evangélicos não devem deixar essa entidade entrar em seus lares por meio da novela.

Um dos posts do manifesto, que circula no Facebook, diz que a novela vai adorar um "ogum" (identificado como "entidade espírita"), e que os evangélicos, que "creem no Jesus", não devem dar audiência ao folhetim.

A maioria dos protestos vem do site exercitouniversal.com.br, formado por fiéis da Universal. O próprio líder da igreja evangélica, o bispo Edir Macedo, faz campanha em seu blog contra a nova novela da Globo. O chefe da Universal usa para isso uma arma que sabe manipular como poucos - a religião.

Um dos textos do blog (texto assinado por Vanessa Lampert) diz:
- (…) Outra emissora lançará uma novela baseada no culto a São Jorge, tão descarada que em seu título já traz uma saudação à entidade. Como posso aceitar dentro da minha casa algo que vai frontalmente contra um mandamento direto do meu Deus? Como posso aceitar algo que contrarie completamente a minha fé, ainda que venha embalado no papel colorido do entretenimento, com enredo engraçadinho e historinhas de amor?

O texto, claro, tem espaço para uma propaganda do seu produto:
-Quando você liga a televisão, absorve o espírito do que assiste. Muitas pessoas deixarão entrar em suas casas uma entidade babilônica, sem saber. Com Rei Davi temos a história de um verdadeiro herói, um homem de fé, que desperta a nossa fé em Deus, e não em si próprio. Quem é mais importante? Davi, o rei que agradou ao coração de Deus, ou Jorge, um deus pagão travestido de santo? Quem merece sua atenção? Quem é o verdadeiro exemplo?

Macedo ainda aproveita para promover a reprise de "Rei Davi", que volta ao ar nesta semana, na Record, para enfrentar "Salve Jorge". Fonte ligada à Universal disse à coluna que pastores devem estimular os fiéis em cultos a boicotarem a novela da Globo.

"O termo 'salve' denota saudação respeitosa. Ao ressoar no recinto as palavras 'Salve Jorge', muitos estarão saudando conscientemente o 'espírito': "Ó São Jorge (ogum) receba minha respeitosa saudação. As portas de minha casa estão abertas para ti". "Sem que percebam e mesmo que não venerem 'Ogum', muitos lares evangélicos cederão seus espaços para que a entidade espiritual entre e trabalhe", diz o site "Exército Universal", formado por frequentadores da Igreja Universal do Reino de Deus.

Para concorrer com a novela, a Record está reprisando "Rei Davi", às 21h, mesmo horário de "Salve Jorge". Em seu blog oficial, Edir Macedo escreveu a seguinte mensagem: "Quem é mais importante? Davi, o rei que agradou ao coração de Deus, ou Jorge, um deus pagão travestido de santo? Quem merece sua atenção? Quem é o verdadeiro exemplo?". Junto com o texto, há montagem de uma imagem mostrando Rei Davi atacando São Jorge, que está sobre um cavalo.
Procurada pelo jornal Folha de S. Paulo, a Globo explicou que a novela não fala de São Jorge, mas sim do mito do guerreiro. A emissora também ressaltou que a única referência ao santo é o fato de ele ser o padroeiro da cavalaria da trama.




Edir Macedo provoca Rede Globo em blog | Foto: Reprodução Internet



O bispo Edir Macedo em seu blog (em um texto creditado a Vanessa Lampert) diz:

"Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto." Êxodo 20.4,5

Como posso aceitar dentro da minha casa algo que vai frontalmente contra um mandamento direto do meu Deus? Como posso aceitar algo que contrarie completamente a minha fé, ainda que venha embalado no papel colorido do entretenimento, com enredo engraçadinho e historinhas de amor?

"As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao Senhor, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em sua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada." Deuteronômio 7.25,26
Acho que está bem clara aqui qual deve ser nossa posição. Não dá para achar que é bobagem porque é apenas uma novela! Temos o DNA do nosso Pai, o que Ele abomina, também abominamos.

Jorge não existiu, foi baseado em uma lenda babilônica em que o deus Marduk mata Tiamat, representada por um dragão. Sei que muita gente o vê como exemplo de herói guerreiro, mas herói guerreiro foi Davi! Aquele menino que dispensou a armadura do rei e enfrentou um soldado adulto e bem armado de quase três metros de altura, com apenas a sua fé, uma funda e uma pedra certeira. Isso sim é herói! Isso sim é guerreiro!

O bispo Edir Macedo, que alega que São Jorge sequer teria existido: seria uma lenda de origem babilônica encampada pela Igreja Católica.

Ela se esquece de que não há provas arqueológicas nem documentais da existência física do Rei Davi: ele só é mencionado no Antigo Testamento. Mas o que importa é inflamar o autodenominado "povo de Deus".
Quando você liga a televisão, absorve o espírito do que assiste. Muitas pessoas deixarão entrar em suas casas uma entidade babilônica, sem saber. Com "Rei Davi" temos a história de um verdadeiro herói, um homem de fé, que desperta a nossa fé em Deus, e não em si próprio.
Ele escreveu: "Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança" Salmos 27.3

Tem noção do que significa isso? Leia de novo. Ele está dizendo que mesmo que um exército inteiro se acampasse contra ele, ele não teria medo, porque sabe que Deus é com ele! E se a coisa ainda piorasse e a guerra realmente estourasse, mesmo assim ele continuaria confiando em Deus! Agora imagine ter essa qualidade de fé! Isso sim faz a diferença, meu amigo! Não lenga-lenga religiosa, recheada de emocionalismo barato.
Quem é mais importante? Davi, o rei que agradou ao coração de Deus, ou Jorge, um deus pagão travestido de santo? Quem merece sua atenção? Quem é o verdadeiro exemplo?

Assistir a "Rei Davi" no horário da novela que saúda a abominação é uma bela oportunidade que temos de jogar uma pedra certeira na testa de Marduk e seu disfarce.

Quanto à Babilônia, Deus alerta:
"Sai dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados..." Apocalipse 18.4


Lesbianismo

Além de repudiar São Jorge, a campanha dos evangélicos também prega contra a relação homossexual. O site "Exército Universal", critica o papel de Thammy Miranda na novela.

"Ressalta-se que a novela da Globo ainda fará apologia à prática do lesbianismo. A novela também terá a participação de uma policial lésbica, que será interpretada por Thammy Gretchen, assumidamente lésbica na vida real", diz o site. A atriz Vera Fischer, em junho deste ano, falou o seguinte a um jornal sobre seu papel na novela: "Ela (a personagem) é uma vilã que toma conta de uma boate. Vou transar com mulheres, bater nelas".

Foto: Divulgação
Thammy Miranda será uma policial lésbica em 'Salve Jorge' / Foto: Divulgação

Fontes: 






Vida Longa e Próspera
Alberto Jr.



sábado, 20 de outubro de 2012

Igrejas cristãs na Alemanha não abrem mão do imposto

Mesmo perdendo seguidores e dinheiro nos últimos anos, arcebispo reafirma a impossibilidade de deixar de pagar contribuição


A Igreja Católica alemã decidiu manter uma linha dura com os excomungados - pessoas que se desligam da instituição com o objetivo profano de economizar os 9% do imposto destinado às igrejas, que são cobrados dos católicos e protestantes do país junto com o Imposto de Renda.

Nos últimos dez anos, houve uma enorme evasão, sobretudo do catolicismo, que perdeu mais de 2 milhões de fiéis, causando uma redução no orçamento da instituição. Quem se desliga da Igreja oficialmente para não ter que pagar a taxa religiosa junto com o Imposto de Renda, passa a ser excluído dos sacramentos, do batismo dos filhos até à extrema-unção para os moribundos.

Em uma reunião da Conferência dos Bispos da Alemanha, realizada na cidade de Fulda, o arcebispo Robert Zollitsch divulgou um documento, chamado "Decreto Geral da Conferência dos Bispos sobre o Desligamento da Igreja", que reafirma a impossibilidade de deixar de contribuir com a Igreja e, ao mesmo tempo, continuar membro da Igreja.

— Nós queremos mostrar como a evasão dos fiéis é dolorosa para nós, e como nós levamos o assunto a sério — disse Zollitsch.

Como não há separação entre Igreja e Estado na Alemanha, a própria Receita Federal encarrega-se da cobrança do dízimo, que é transferido para uma das duas grandes Igrejas cristãs no país, católica ou luterana, da qual o contribuinte faz parte. Muitos alemães poupam o imposto da Igreja mas, mesmo assim, vão aos templos cristãos no Natal e na Páscoa, por exemplo.

Na missa católica, ao distribuir a comunhão, o padre não sabe quem pagou o imposto. Por isso, as igrejas ficam lotadas nessas datas.

O problema começa quando alguém precisa de um sacramento que exige identificação, como o casamento ou o batismo. Sigrid Grabmeier, do movimento "Wir sind Kirche" (Nós somos a Igreja), criticou a falta de tolerância da conferência dos bispos:

- A porta da Igreja deve continuar aberta para os fiéis, eles pagando imposto ou não.

Atualmente, 24,4 milhões de alemães se dizem católicos. Há 12 anos, esse número era de 26,8 milhões. Mesmo tendo perdido 180 mil fiéis em 2011, a instituição recebeu 5 bilhões de euros no ano passado. Não se sabe se por preocupação com a arrecadação, em seu último encontro, os bispos alemães decidiram liberar o direito de comungar para divorciados que se casaram de novo.



Fontes: Jornal Extra -Edição de 14/10/2012 reportagem de Graça Magalhães-Ruether, O Globo Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/mundo/igrejas-cristas-na-alemanha-nao-abrem-mao-do-imposto-6392657#ixzz29SdnvYoG


sábado, 13 de outubro de 2012

Profeta que prometia o fim do mundo é preso por estelionato no Piauí


Homem foi preso por estelionato após previsão não ser concretizada.
PM deve permanecer no local para evitar depredação do imóvel.

Veja a reportagem do Jornal Nacional de 13/10/2012
http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/homem-que-anunciava-o-fim-do-mundo-esta-preso-em-teresina/2188520/


Luis Pereira dos Santos, que teria previsto o fim do mundo (Foto: Náyra Macêdo/Portal da Clube)

A casa que chegou a reunir cerca de 120 pessoas para esperar o fim do mundo na sexta-feira (12), em Teresina, no Piauí, continua ocupada neste sábado (13) por alguns moradores. A informação é do coronel da PM Sá Júnior. Ele não soube dizer o número exato de pessoas que estão dentro da residência.

O grupo se reuniu no local com Luis Pereira dos Santos, de 43 anos, que dizia ser profeta e havia previsto o fim do mundo. O suposto profeta acabou preso e levado para a Central de Flagrantes de Teresina. Além do homem, outro rapaz que comandava o grupo também foi detido, mas já foi liberado. De acordo com Sá Junior, muitos moradores estão se aglomerando em frente da casa, a maioria curiosos, para conhecer o local, chamado por Santos de "arca da salvação". A casa está localizada no Parque Universitário, Zona Leste de Teresina. Dentro da casa permanecem pessoas que já moravam lá e outras que retornaram após o tumulto de sexta-feira. Mas não há crianças, assegurou o coronel da PM.

Santos, que se dizia profeta, foi preso por estelionato. De acordo com a polícia, ele usava o dinheiro de seus seguidores para manter a casa onde eram realizadas as reuniões. Santos ainda não tem advogado.

Homens da Polícia Militar invadiram a casa na sexta-feira para resgatá-lo, após a população nos arredores do imóvel atirar pedras e ameaçar entrar no local para linchá-lo. Para conter os ânimos e dispersar a população, a Tropa de Choque usou bombas de efeito moral e spray de pimenta. "A própria imprensa ficou sitiada na casa porque não tinha condições de sair de lá devido ao grande número de pessoas", diz Sá Júnior. Segundo ele, há uma viatura no local neste sábado para garantir a segurança.

Questionado sobre a razão de algumas pessoas permanecerem na casa do suposto profeta, mesmo com a prisão dele e a não concretização do fim do mundo, Sá Junior atribuiu ao poder de persuasão do suposto profeta. "O povo carente tem que se apegar a alguma coisa e ele conseguiu doutrinar esse povo de tal modo que ontem tivemos dificuldade para retirá-las de lá", diz.

Há um grupo de gerenciamento de crise e outro de assistência social de prontidão em caso de necessidade, além da Tropa de Choque, de acordo com o coronel. "A situação está sob controle, mas se evoluir, temos para onde recorrer, e a PM está à frente de todas as negociações", afirma Sá Junior.

Santos foi levado para a Central de Flagrantes de Teresina, e permanece preso, em local não revelado, à disposição da Polícia Civil. "O procedimento é o seguinte: a Polícia Judiciária fará o inquérito e aí mandará para o Ministério Público", diz Sá Junior.

A Polícia Militar deve permanecer no local para evitar novos tumultos ou até a depredação da casa. 

Não foram encontradas drogas no local, mas uma quantidade razoável de veneno de rato, segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado. Por causa disso, a polícia levantou a hipótese de tentativa de suicídio coletivo.Segundo testemunhas informaram à polícia, há cerca de dois anos Santos disse que havia recebido a visita de um anjo que anunciou o fim do mundo para as 16h do dia 12 de outubro. Seus seguidores se afastaram da família, deixaram seus empregos e alguns até doaram bens que tinham. Na casa, os seguidores passavam o tempo todo fazendo orações e se alimentando de doações. Algumas pessoas moravam no local há dois anos.

Resgate de crianças

Na tarde de quinta-feira (11), uma operação com cerca de 100 homens das polícias Civil e Militar retiraram crianças e adolescentes da casa. Os menores foram levados para abrigos e estão sob a guarda do Conselho Tutelar da cidade.

O TJ informou que o mandado de busca e recolhimento dos menores foi autorizado pela juíza Maria Luiza Melo Freitas, da 1ª Vara da Criança e Adolescente, a pedido da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Teresina.

Há previsão de que os pais das crianças irão prestar depoimento para que a polícia possa verificar se os menores sofreram abusos ou outros crimes. O suposto profeta pode ser indiciado por abandono intelectual porque as crianças eram proibidas de frequentar a escola.

Fontes:

G1 - http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/10/moradores-voltam-para-casa-de-pastor-que-anunciava-fim-do-mundo.html
Rede Globo - http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/homem-que-anunciava-o-fim-do-mundo-esta-preso-em-teresina/2188520/