quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Clientes podem bloquear torpedo de operadoras








Todo dia, as operadoras enviam alguma proposta irrecusável por SMS. Quer concorrer a prêmios, mas sem qualquer chance de ganhar? Quer participar de uma promoção onde você terá que gastar créditos à toa? Quer testar um serviço GRÁTIS e depois ser cobrado R$ 4,99 por semana?
Esse aumento no número de mensagens de texto (SMS) com propaganda no celular tem irritado os consumidores brasileiros. Para evitar abusos, a ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações – determinou que a partir de 21/12/2012, as empresas disponibilizem aos clientes a opção de cancelar os torpedos comerciais.

A ANATEL decidiu mudar as regras porque as operadoras estavam incluindo cláusulas de obrigatoriedade para recebimento das mensagens nos contratos de prestação de serviço e no regulamento de promoções.

A partir do envio da resposta, a operadora confirmará o recebimento em até 24 horas e os torpedos indesejáveis deverão parar de chegar imediatamente, conforme determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).




Oi

Envie um SMS para 55555 com o texto ‘SAIR’ que o serviço será desativado.

Claro

Para não receber mais mensagens, basta responder à alguma delas com a palavra ‘SAIR’. Também funciona se você enviar a palavra ’SAIR’ para o número 888.

Vivo

Para cancelar as mensagens, envie em SMS para 457 com o texto ‘SAIR’.

TIM

Envie um SMS para 4112 com a palavra ‘SAIR’.


Após o envio, você receberá uma confirmação, e dentro de 24 horas a solicitação precisa ser atendida. Se não for, é possível fazer uma reclamação diretamente com a operadora ou com a ANATEL no telefone 1331. 

Há uma norma da Anatel que só permite às operadoras enviar spam se você permitir. No entanto, elas colocam essa cláusula no contrato que você assinou ao adquirir sua linha.

Ou seja, caso você adquira uma nova linha, fique atento e marque a opção “não desejo receber ofertas” (ou algo semelhante) no contrato. Se isso não adiantar, o jeito é seguir os passos acima.





Fontes:
Jornal Agora - http://www.agora.uol.com.br/grana/ult10105u1171001.shtml
Showmetech - http://showmetech.band.uol.com.br/aprenda-como-cancelar-o-recebimento-de-sms-com-propaganda/