segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Michael Jackson Copiou as Danças de Bob Fosse?


Ontem (24/02/2012), revi o filme "O Pequeno Príncipe", baseado no clássico livro escrito por Antoine de Saint Exupéry. Dessa vez prestei uma atenção especial a cena em que o Pequeno Príncipe encontra a Cobra e ela canta uma canção. Do traje aos passos, lembrei na hora de Michael Jackson. Pesquisei na internet, e vi que há várias citações de que Michael Jackson teria "se inspirado" na performance de Bob Fosse, para criar os seus mais conhecidos passos de dança, basicamente os usados em "Billie Jean".


Michael nunca escondeu que gostava do "Pequeno Príncipe" e quando o filme foi lançado em 1974, Michael tinha apenas 16 anos. A admiração é tanta que um dos seus filhos se chama Prince (Príncipe em português).

Isso é mais uma prova de que nada, nada, nada se cria… tudo se transforma… (modificando um pouco a famosa lei, ou seria uma citação?… de Antoine Lavoisier)


Não quero denegrir em nenhum momento o talento para a dança de Michael Jackson, não quero desrespeitar o grande artista que ele foi. Mas, quem assiste a performance de Bob Fosse, não tem como não lembrar de Michael Jackson. Jackson se apropriou de algumas coisas, aprimorou e se reinventou.

Vamos aos fatos comparem as performances:



O vídeo, abaixo é um trecho do filme "O Pequeno Príncipe" (1974), baseado na obra homônima de Antoine de Saint-Exupéry em 1943. Nele a "serpente" (Bob Fosse), um dos personagens do romance (assim como o aviador e a raposa, únicos terráqueos que interagem com o pequeno príncipe alienígena), tenta convencer o Príncipe que uma simples e indolor "picada" sua poderia levá-lo de volta ao B-612. A canção se chama "Snake in the grass". De acordo com os dados sobre o filme, foi o próprio Bob Fosse que fez a coreografia. Atenção também aos trajes, destacando os sapatos e o chapéu.



"A Snake in the Grass" from Alex Tarólogo on Vimeo.




Estranhamente todos os links do Youtube para esse vídeo estão fora do ar...


Michael Jackson fez uma histórica apresentação do dia 25 de março de 1983, durante o especial de TV em homenagem a gravadora Motown (que lançou os The Jacksons 5), intitulado "Motown 25: Yesterday, Today, Forever". Nessa apresentação, Michael Jackson, apresentou pela primeira vez ao mundo o passo de dança que marcou toda uma geração, o moonwalk, enquanto apresentava seu sucesso recém-lançado "Billie Jean". 

Vale ressaltar que após essa performance, e devido ao grande sucesso da música, o vídeo de "Billie Jean" foi o primeiro vídeo de um artista negro exibido na MTV, em 1983.





Abaixo alguns vídeos sensacionais comparando as duas performances






De acordo com algumas biografias de Michael Jackson, ele se debruçou sobre os filmes de dança de Fred Astaire, Gene Kelly e Bob Fosse, criando para para si mesmo um novo estilo: "Estude os grandes e se tornar maior."


Quem acompanhou a série "Todo mundo odeia o Chris", a irmã do protagonista, Tonya -que não existe na realidade- insiste com o irmão que o passo de dança moonwalk foi inventado por seu ídolo Billy Ocean. Drew contesta e diz que foi Michael Jackson, mas ele também deve ter se decepcionado ao saber que o famoso passo já era executado pelo dançarino Bill Bailey na década de 50. Consegui localizar uma das performances de Bill Bailey, gravado no The Apollo Theatre, Nova Yorque em 1955. Onde ele apresenta uma espécie de "moonwalk".




E abaixo tem uma incrível compilação de programas de TV e de filmes. Não sei qual era a intenção de quem fez essa compilação, mas podemos ver alguns passos que seriam usados por Michael Jackson no futuro. Por exemplo, destaco a performance de um dançarino aos 3:33 minutos (atrás das garotas)







Quem Foi Bob Fosse? 

Robert Louis Fosse (Chicago em 23 de Junho de 1927 – Washington em 23 de Setembro de 1987) foi um dançarino, coreógrafo e diretor de peças musicais.


Fosse desenvolveu um estilo de dança de Jazz que foi imediatamente reconhecido e caracterizado por seu ar sensual. Outras distinções notáveis eram seus joelhos internos, ombros arredondados e isolações do corpo. Com a influência de Fred Astaire ele usou como acessórios chapéus côco, barras e cadeiras. Ele começou a ficar careca aos 17 anos, por isso começou a usar chapéus em suas apresentações e também porque não gostava de suas mãos. Sua rotina de dança era intensa e alguns de seus números mais conhecidos incluem "Steam heat" de "The Pajama game" e "Hey big spender" de "Sweet Charity".

Aclamado no teatro, onde foi várias vezes premiado, Bob Fosse ganhou também no cinema um Oscar em 1972 pelo filme "Cabaret", além de várias homenagens na TV pelo especial com a atriz e cantora Liza Minelli, "Liza com Z". As filmagens de "Cabaret" tiveram uma característica específica: lembravam Vaudeville e burlesque.

Seu musical "All that jazz" de 1979 ganhou a Palma de Ouro em Cannes e foi indicado para quatro Oscar. Esse filme foi uma autobiografia sem compromisso.

Em 1986 ele coreografou, dirigiu e também escreveu o musical "Big deal". Ele ganhou muitos prêmios por seus trabalhos, entre eles estão o Tony Award e um Emmy. Ele foi a primeira pessoa a ganhar os três mais importantes prêmios no mesmo ano.

Nenhum comentário :

Postar um comentário