terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Os Dois Lados de Uma História...

Uma reflexão...

Em todos os momentos da vida nos deparamos com situações em que necessitamos tomar uma posição. Mas, muitos de nós não se lembra que quase tudo tem dois lados. Toda moeda tem dois lados (exceto a moeda do Harvey Dent/Duas Caras que tem a mesma face dois lados) e toda história tem pelo menos duas versões. Alguns dizem que são três: um lado, o lado oposto e a verdade. O problema é que nem sempre a gente está disposto a ver o outro lado, querer saber a opinião do outro, saber ser imparcial ou saber reconhecer quem está certo, independentemente a qual lado você pertença. Devemos nos colocar no lugar do outro em todos os momentos e circunstâncias.

Antes de acusar, de tomar partido, procure ver o outro lado da questão. Antes de julgar, saiba todos os detalhes da história. Antes de xingar, se pergunte se você faria ou teria feito de forma diferente.

As pessoas tem o péssimo hábito de ouvir apenas um lado da história, em qualquer situação seja em casa, no trabalho, ou mesmo lendo alguma notícia em um site de fofoca. E julgam o outro como se fossem juízes.

Então antes de nos posicionarmos a favor de um dos lados, (que é uma tendência natural do ser humano), devemos ouvir os envolvidos, assim como funciona no meio jurídico, ouvir a acusação e a defesa, o acusado e o acusador. E em alguns casos você poderá chegar a uma conclusão de que os dois lados podem estar certos ou errados! Cabe a nós sempre analisarmos e ouvirmos os dois lados para tirarmos conclusões e darmos razão para quem realmente a tem.

Devemos exercer o nosso próprio julgamento, desenvolver o nosso senso crítico e não aceitar o que nos é imposto por um dos lados. Devemos agir como fez o rei Salomão no episódio do bebê conforme consta na bíblia (I Reis 3:16-28), "A Salomão é atribuída a famosa história de que duas mulheres foram ao seu palácio. Duas mulheres tiveram filhos juntos, um dos filhos morreu e a mãe do que morreu, pegou a da outra mãe. De manhã, ela percebeu que aquele que tinha morrido não era seu filho e começaram a discutir. Foram até o palácio do Rei Salomão e contaram-lhe a história. Ele mandou chamar um dos guardas e lhe ordenou: "Corte o bebê ao meio e dê um pedaço para cada uma". Falado isso, uma das mães começou a chorar e disse: "Não, eu prefiro ver meu filho nos braços de outra do que morto nos meus", enquanto a outra disse: "Pra mim é justo". Salomão, reconhecendo a mãe na primeira mulher, mandou que lhe entregassem o filho."



Conta-se que um pai desejava ensinar aos seus quatro filhos a respeito de julgamentos. Assim, a cada um enviou em uma estação diferente do ano a uma terra distante para observar uma determinada árvore.O primeiro filho chegou ao inverno, o segundo na primavera, o terceiro no verão e o quarto no outono. O primeiro informou que a árvore era feia, além de seca e toda distorcida. O segundo disse que, ao contrário, a árvore estava carregada de botões, cheio de promessas. O outro filho contestou aos dois irmãos e afirmou que viu a árvore coberta de flores. Que elas tinham um cheiro tão doce e eram tão bonitas, que ele arriscaria dizer que eram a coisa mais graciosa que ele jamais havia visto. Finalmente, o quarto filho falou que a árvore estava tão cheia de frutas, tão carregada de vida, que chegava estar arqueada. O pai, ponderado, explicou que todos estavam certos, no entanto, cada um deles julgara a árvore exatamente pela época do ano em que a haviam visto. Na vida, quase sempre somos precipitados nos julgamentos, compete-nos observar com atenção, colher informações detalhadas, para que dessa forma, não julguemos situações e pessoas por um momento apenas."Para bem julgar não basta sempre ver, é necessário olhar; nem basta ouvir, é conveniente escutar."

Quem sabe se nós fôssemos menos parciais, nós não teríamos tanta guerra, tanto desencontro, tanto mal entendido, tanta injustiça. 


Pense nisso.





Vida Longa e Próspera
Alberto Jr.
     

Nenhum comentário :

Postar um comentário