quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pastor de Joinville ora para reanimar fiel cardíaca, e ela morre



Nem a fé nem a ciência foram suficientes para salvar a balconista joinvilense Miriam Cardoso da Silva, 34 anos, que morreu segunda-feira à noite, por volta das 21h, durante um culto na Catedral da Família, da Igreja do Evangelho Quadrangular, no Costa e Silva. Seu coração parou de bater duas vezes. Na última o marca-passo deixou de funcionar, fatalmente.



Cerca de 300 pessoas acompanhavam a pregação quando Miriam começou a passar mal e foi levada ao púlpito. Pastores oraram para reanimá-la, em vão. Amigas de Miriam, a técnica de enfermagem Gislaine Silvana Machado Karnopp, 33 e a estudante de técnica de enfermagem Angela Maria dos Reis, 42, perceberam que a pulsação estava fraca.

Logo elas começaram os procedimentos de reanimação. Enquanto Gislaine aplicava massagem cardíaca, Angela fazia respiração boca a boca, . “A respiração dela estava bem lentinha”, disse Gislaine. “Ela começou a ficar cianótica”, completou Angela.


A morte de uma mulher de 34 anos dentro de uma igreja evangélica no bairro Costa e Silva, na zona Norte de Joinville, deixou familiares revoltados com a falta de socorro. Miriam Rondam Cardoso tinha problemas no coração, usava marcapasso e morreu após ter uma parada cardíaca.

Por causa disso, no fim da tarde desta terça os familiares registraram um boletim de ocorrência contra a Igreja do Evangelho Quadrangular. A intenção, segundo eles, é evitar que negligência que consideram ter havido leve a dor a outras famílias.

— Não queremos dinheiro. Queremos que se tenha cuidado com os fiéis para evitar uma outra morte —, diz o cunhado de Miriam, Nelson Schwalpe, de 39 anos.

A balconista também morava no bairro Costa e Silva, nos fundos da casa da mãe, e era frequentadora dos cultos. Na noite de segunda, ela, a irmã e a mãe foram até a igreja. No final do culto, perto das 21 horas, Miriam passou mal e desmaiou no chão. Segundo Nelson Schwalpe, ela sabia que sofria de um problema cardíaco.

Quando Miriam passou mal, Nelson conta que muita gente foi em cima dela.

— A família ficou preocupada na hora e começou a cuidar para que não a sufocassem —, conta ele, justificando o porquê de os familiares não terem chamado ajuda logo.

Enquanto isso, segundo ele, o pastor teria preferido orar pela melhora de Miriam.

— Ele omitiu ajuda. Começou a orar achando que ela estava com algum espírito e acreditou que orando poderia salvá-la.

Para receber as orações, Miriam foi levada ao altar e depois para uma sala anexa, de acordo com Nelson, que calcula ter se passado quase 50 minutos até chamarem socorristas. Quando chegou, a equipe do Samu conseguiu reanimar a mulher, mas ela teve outra parada cardíaca e acabou morrendo.

— Houve falha. Passou muito tempo até chegarem os socorristas. Miriam não volta mais e a gente quer que a igreja esteja preparada para quando ocorrer um acidente desses. Ou chamam ajuda de uma vez ou disponibilizam profissionais.

Conforme o cunhado, Miriam será enterrada nesta terça, às 9 horas, no Cemitério Municipal. Ela tinha dois filhos – uma menina de 12 e um menino de 14. Família registrou o fato na delegacia e acredita ter havido omissão de socorro

O delegado Fernando Padilha, da Delegacia Norte, no Costa e Silva, em Joinville, onde foi registrada a ocorrência, não foi localizado para falar do assunto. Segundo o cunhado de Miriam, Nelson Schwalpe, um atendente da delegacia informou que o primeiro procedimento seria ouvir a igreja para depois dar retorno à família.

A omissão de socorro, alegada pelos familiares de Miriam, é crime cuja pena vai de um a seis meses de prisão, mas pode ser triplicada se resultar em morte.

“AN” procurou a igreja, mas não conseguiu falar com o pastor responsável pelo culto na noite de segunda. Ele também não retornou as ligações para o seu telefone celular. 



Fontes:
G1 Gospel - http://www.g1gospel.com/2011/02/mulher-morre-de-ataque-cardiaco-durante.html
Foto: Orkut -http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=154662271856541696

Nenhum comentário :

Postar um comentário