quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Oferta dos milionários vem em boa hora para Nicolas Sarkozy, que precisa cortar gastos e fazer ajustes fiscais


Oferta dos milionários vem em boa hora para Nicolas Sarkozy, que precisa cortar gastos e fazer ajustes fiscais

Na petição, ricos dizem que querem preservar o modelo econômico francês e europeu, do qual se beneficiaram

DO "FINANCIAL TIMES"

Algumas das pessoas mais ricas da França, entre as quais Liliane Bettencourt, maior acionista da L'Oréal, pediram por impostos mais altos sobre os ricos, no momento em que o governo se prepara para anunciar pesados cortes de gastos para controlar as finanças públicas.
Proposta semelhante foi feita pelo bilionário investidor americano Warren Buffett, que criticou o fato de estar sujeito a alíquotas de impostos mais baixas do que as de muitas pessoas que trabalham para ele.
Christophe de Margerie, presidente da petroleira Total e membro da família Taittinger, e Maurice Lévy, presidente da empresa de publicidade Publicis, também fazem parte do grupo de 16 executivos e investidores endinheirados que assinaram uma petição publicada pela revista "Nouvel Observateur", apelando por uma "contribuição excepcional" dos cidadãos ricos da França.
"Estamos cientes de que nos beneficiamos muito do modelo francês e do ambiente europeu, ao qual temos grande apego e que desejamos ajudar a preservar", afirmaram os signatários.
A petição chega em momento oportuno para o presidente Nicolas Sarkozy, que disputará a reeleição no ano que vem e que propõe novos cortes de Orçamento para acalmar os mercados.
O governo francês deve anunciar cortes de até € 13 bilhões (R$ 29,9 bilhões) para 2011 e 2012.
"Na França, uma medida tem de ser considerada justa para ser aceita. [Um imposto sobre os mais ricos] fará com que todo o pacote pareça mais justo. Não há benefícios financeiros concretos, mas impacto político e social", disse Dominique Barbet, diretor do banco BNP Paribas.
A maior parte das famílias ricas da França decidiu se ausentar da lista de signatários da petição, defendendo cortes de gastos públicos.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2408201113.htm

Nenhum comentário :

Postar um comentário