terça-feira, 16 de agosto de 2011

Luiz Caldas - Mordomia - Som Brasil 1994



Luiz Caldas canta "mordomia" ao vivo na Praça Castro Alves, Salvador, Bahia em 1994.

Quando garoto, de origem humilde, começou a apresentar-se com bandas amadoras. Já aos dez anos de idade viajava por pequenas cidades, onde participava de shows. Aprendeu, assim, a tocar vários instrumentos, tendo praticamente vivido no meio musical. No início dos anos 70 o então Luiz Caldas foi morar em Vitória da Conquista-BA e ganhou a vida trabalhando em alguns comércios da cidade (Panificadoras, supermercados e bares) exercendo a função de serviços gerais, mas nas horas vagas tocava no ¨conjunto¨ musical de um famoso músico da época, chamado João Faustino.
Foi o inventor do ritmo que misturava o pop com reggae, toques caribenhos, ijexá, frevo e samba, presentes num ritmo que ganhou o apelido de Deboche - e que evoluiu para outros tantos modismos lançados no Carnaval baiano.
Luiz Caldas foi um dos cantores que, misturando ritmos baianos introduziu nos trios elétricos uma nova sonoridade através de novos instrumentos (como o teclado), inaugurando uma nova era na cultura musical da Bahia, embrião da Axé Music.
Conhecido no Carnaval baiano, tem 12 álbuns lançados e foi presença constante nos principais programas de televisão da década de 1980. Ganhou a Coroa de Prata no programa Rei Majestade, do SBT.
Em 2009, Luiz Caldas preparou para lançamento um conjunto de 10 CDs, com 130 músicas no total. O projeto envolve vários estilos, como o pagode, o forró, a música romântica, o hard rock e a música instrumental, sendo um dos álbuns dedicado aos povos indígenas, com letras inteiramente em Tupi.
(fonte: Wikipédia)

Mordomia
Composição: Durval Caldas/Luiz Caldas
Album: Luiz Caldas (1994)

Participação de Carlinhos Brown na percussão

Programa Som Brasil - Especial Bahia - 1994
Exibido pela Rede Globo de Televisão©

O programa foi gravado em uma das maiores praças do Brasil, a Castro Alves, diante de um público recorde, de mais de 250 mil pessoas.

A direção artística é de Roberto Talma e direção geral de Jodele Larcher

Rede Globo© - uma empresa Globo Comunicação e Participações S.A.
Canal Viva© - um canal da Globosat Programadora Ltda. 
Todos os direitos reservados. All rights reserved ®

Nenhum comentário :

Postar um comentário