sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O Papai Noel bebe Coca-Cola?



Nessa época do natal, muitas pessoas assistem na TV o comercial do refrigerante Dolly, que mostra o papai Noel vestindo uma roupa verde, uns riem, outros zombam, desconhecendo a verdadeira história. Isso mostra a força de uma boa campanha de marketing proporcionada por uma outra empresa de refrigerantes.

É sabido que o Papai Noel que conhecemos hoje foi inspirado na história de São Nicolau de Mira. A verdade por trás do Papai Noel que vemos em todos os lugares na época do Natal, surgiu no início da década de 1930 e foi criado por uma empresa que nós conhecemos muito bem: a Coca-Cola. 

A Coca-Cola tinha um problema com as vendas em alguns países europeus, naquela época por dois motivos basicamente: A depressão pós-segunda guerra mundial e um produto desconhecido em um momento de depressão e crise econômica. Um comerciante de vendas inteligente enviado para a Europa, para conhecer/lendas das crianças, enquanto estava por lá conheceu a a história de São Nicolau, um homem que saía distribuindo presentes aos filhos dos camponeses para que eles pudessem ter um pouco de alegria em suas vidas pobres e então o comerciante decidiu espalhar a venda de cola com uma alegre homem gordo em um terno vermelho e branco, que eram justamente as suas cores da Coca-Cola. E incutiu nos anúncios um sentimento de alegria sobre um homem como São Nicolau que dava presentes um dia de cada ano para enriquecer suas vidas mesmo que apenas por um tempo. 

Por isso é amplamente divulgado pela internet e por outros meios que a Coca-Cola seria a responsável por criar o atual visual do Papai Noel ou Pai Natal (roupas vermelhas com detalhes em branco e cinto preto), mas o visual foi historicamente comprovado que o responsável por sua roupagem vermelha foi o cartunista alemão Thomas Nast, em 1886 na revista Harper's Weeklys.







Esta é a imagem criada por Nast e adaptada pela Coca-Cola






Papai Noel ou Pai Natal até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde (com detalhes prateados ou brancos), tipico de lenhadores. O que ocorre é que em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel ou Pai Natal ao mesmo modo de Nast, com as cores vermelha e branca, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores de seu rótulo. Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual, mas não é responsável por tê-la criado.


As origens do Papai Noel

O início da história do Papai Noel está perdido profundo nas brumas do tempo. O que sabemos é que muitas das nossas tradições de Natal pode ser rastreada até o pagão festival Yule-Tide. Parte do Papai Noel pode ser o Homem Verde pagão.

Em 1823, um poema foi publicado anonimamente, era chamado de "Uma visita de São Nicolau".





O Papai Noel Original




















O Papai Noel na Dinamarca
















O Papai Noel que bebe coca-cola


















Fontes:

Tales of Curiosity - http://talesofcuriosity.com/v/Santa/

Nenhum comentário :

Postar um comentário