sábado, 4 de agosto de 2012

Intolerância Religiosa no Mercado Popular da Uruguaiana

Sempre fui ao mercado popular da Uruguaiana, no centro do Rio de Janeiro,  para dar uma volta depois do almoço. Uns dias atrás encontrei por acaso um box de um grafiteiro que fazia desenhos em camisas. Olhei o catálogo de fotos e a grande maioria das estampas feitas por ele me impressionou.


Perguntei se ele poderia pintar uma camiseta se eu trouxesse o desenho. Ele disse que sim. Dias depois retornei. Mostrei o desenho que imprimi em tamanho grande em uma página A4. O desenho em questão é esse:




Paguei a vista o valor solicitado (R$ 30,00 + camisa). Tudo certo. Não pedi prazo, mas ele prometeu me entregar a camisa no final da tarde.

Observei que ele tinha exposto uma pintura recente, uma camiseta da "polêmica" banda Cone Crew Diretoria, e estava terminando uma pintura de uma camiseta com o rosto do gênio da física Albert Einstein.
A imagem era essa:

Quando vi a pintura, perguntei por quanto ele venderia a camiseta e ele disse que aquela seria para mostruário. Mas cobraria R$ 80,00 em uma outra.

Ao ver a pintura de Einstein  me animei. 

Tudo corria bem, ficamos conversando amenidades e ele sempre dava uma olhada para o símbolo, ele ficou admirando a figura e em seguida ele me perguntou se queria que eu escrevesse algo na camiseta. Eu disse que não, apenas o símbolo. Então ele não resistiu e me perguntou que símbolo era aquele e eu disse que era o símbolo do ateísmo. Só falei isso. Nem expliquei muito. No mesmo instante ele disse que não poderia mais fazer a pintura. Pegou o dinheiro que havia dado de entrada e me devolveu, junto com a figura. Pediu muitas desculpas... disse que não poderia, e eu não quis entrar em polêmica, já que poderia causar alguma confusão. Afinal eu no meu íntimo já sabia que ele não faria...

Antes de partir eu apenas disse que achava engraçado ele estar pintando Einstein e camisa com referências a drogas e armas. 

Vida que segue.





Nenhum comentário :

Postar um comentário