terça-feira, 23 de outubro de 2012

Evangélicos Vão Boicotar a Novela "Salve Jorge"






A novela "Salve Jorge", de Glória Perez, estreou nesta segunda-feira e já está causando polêmica: evangélicos estão promovendo protestos contra o folhetim nas redes sociais desde a última sexta-feira (19/10). Uma das campanhas divulgadas no Facebook afirma que a trama vai fazer adoração a "Ogum" e que os evangélicos não devem deixar essa entidade entrar em seus lares por meio da novela.

Um dos posts do manifesto, que circula no Facebook, diz que a novela vai adorar um "ogum" (identificado como "entidade espírita"), e que os evangélicos, que "creem no Jesus", não devem dar audiência ao folhetim.

A maioria dos protestos vem do site exercitouniversal.com.br, formado por fiéis da Universal. O próprio líder da igreja evangélica, o bispo Edir Macedo, faz campanha em seu blog contra a nova novela da Globo. O chefe da Universal usa para isso uma arma que sabe manipular como poucos - a religião.

Um dos textos do blog (texto assinado por Vanessa Lampert) diz:
- (…) Outra emissora lançará uma novela baseada no culto a São Jorge, tão descarada que em seu título já traz uma saudação à entidade. Como posso aceitar dentro da minha casa algo que vai frontalmente contra um mandamento direto do meu Deus? Como posso aceitar algo que contrarie completamente a minha fé, ainda que venha embalado no papel colorido do entretenimento, com enredo engraçadinho e historinhas de amor?

O texto, claro, tem espaço para uma propaganda do seu produto:
-Quando você liga a televisão, absorve o espírito do que assiste. Muitas pessoas deixarão entrar em suas casas uma entidade babilônica, sem saber. Com Rei Davi temos a história de um verdadeiro herói, um homem de fé, que desperta a nossa fé em Deus, e não em si próprio. Quem é mais importante? Davi, o rei que agradou ao coração de Deus, ou Jorge, um deus pagão travestido de santo? Quem merece sua atenção? Quem é o verdadeiro exemplo?

Macedo ainda aproveita para promover a reprise de "Rei Davi", que volta ao ar nesta semana, na Record, para enfrentar "Salve Jorge". Fonte ligada à Universal disse à coluna que pastores devem estimular os fiéis em cultos a boicotarem a novela da Globo.

"O termo 'salve' denota saudação respeitosa. Ao ressoar no recinto as palavras 'Salve Jorge', muitos estarão saudando conscientemente o 'espírito': "Ó São Jorge (ogum) receba minha respeitosa saudação. As portas de minha casa estão abertas para ti". "Sem que percebam e mesmo que não venerem 'Ogum', muitos lares evangélicos cederão seus espaços para que a entidade espiritual entre e trabalhe", diz o site "Exército Universal", formado por frequentadores da Igreja Universal do Reino de Deus.

Para concorrer com a novela, a Record está reprisando "Rei Davi", às 21h, mesmo horário de "Salve Jorge". Em seu blog oficial, Edir Macedo escreveu a seguinte mensagem: "Quem é mais importante? Davi, o rei que agradou ao coração de Deus, ou Jorge, um deus pagão travestido de santo? Quem merece sua atenção? Quem é o verdadeiro exemplo?". Junto com o texto, há montagem de uma imagem mostrando Rei Davi atacando São Jorge, que está sobre um cavalo.
Procurada pelo jornal Folha de S. Paulo, a Globo explicou que a novela não fala de São Jorge, mas sim do mito do guerreiro. A emissora também ressaltou que a única referência ao santo é o fato de ele ser o padroeiro da cavalaria da trama.




Edir Macedo provoca Rede Globo em blog | Foto: Reprodução Internet



O bispo Edir Macedo em seu blog (em um texto creditado a Vanessa Lampert) diz:

"Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto." Êxodo 20.4,5

Como posso aceitar dentro da minha casa algo que vai frontalmente contra um mandamento direto do meu Deus? Como posso aceitar algo que contrarie completamente a minha fé, ainda que venha embalado no papel colorido do entretenimento, com enredo engraçadinho e historinhas de amor?

"As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao Senhor, teu Deus. Não meterás, pois, coisa abominável em sua casa, para que não sejas amaldiçoado, semelhante a ela; de todo, a detestarás e, de todo, a abominarás, pois é amaldiçoada." Deuteronômio 7.25,26
Acho que está bem clara aqui qual deve ser nossa posição. Não dá para achar que é bobagem porque é apenas uma novela! Temos o DNA do nosso Pai, o que Ele abomina, também abominamos.

Jorge não existiu, foi baseado em uma lenda babilônica em que o deus Marduk mata Tiamat, representada por um dragão. Sei que muita gente o vê como exemplo de herói guerreiro, mas herói guerreiro foi Davi! Aquele menino que dispensou a armadura do rei e enfrentou um soldado adulto e bem armado de quase três metros de altura, com apenas a sua fé, uma funda e uma pedra certeira. Isso sim é herói! Isso sim é guerreiro!

O bispo Edir Macedo, que alega que São Jorge sequer teria existido: seria uma lenda de origem babilônica encampada pela Igreja Católica.

Ela se esquece de que não há provas arqueológicas nem documentais da existência física do Rei Davi: ele só é mencionado no Antigo Testamento. Mas o que importa é inflamar o autodenominado "povo de Deus".
Quando você liga a televisão, absorve o espírito do que assiste. Muitas pessoas deixarão entrar em suas casas uma entidade babilônica, sem saber. Com "Rei Davi" temos a história de um verdadeiro herói, um homem de fé, que desperta a nossa fé em Deus, e não em si próprio.
Ele escreveu: "Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança" Salmos 27.3

Tem noção do que significa isso? Leia de novo. Ele está dizendo que mesmo que um exército inteiro se acampasse contra ele, ele não teria medo, porque sabe que Deus é com ele! E se a coisa ainda piorasse e a guerra realmente estourasse, mesmo assim ele continuaria confiando em Deus! Agora imagine ter essa qualidade de fé! Isso sim faz a diferença, meu amigo! Não lenga-lenga religiosa, recheada de emocionalismo barato.
Quem é mais importante? Davi, o rei que agradou ao coração de Deus, ou Jorge, um deus pagão travestido de santo? Quem merece sua atenção? Quem é o verdadeiro exemplo?

Assistir a "Rei Davi" no horário da novela que saúda a abominação é uma bela oportunidade que temos de jogar uma pedra certeira na testa de Marduk e seu disfarce.

Quanto à Babilônia, Deus alerta:
"Sai dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados..." Apocalipse 18.4


Lesbianismo

Além de repudiar São Jorge, a campanha dos evangélicos também prega contra a relação homossexual. O site "Exército Universal", critica o papel de Thammy Miranda na novela.

"Ressalta-se que a novela da Globo ainda fará apologia à prática do lesbianismo. A novela também terá a participação de uma policial lésbica, que será interpretada por Thammy Gretchen, assumidamente lésbica na vida real", diz o site. A atriz Vera Fischer, em junho deste ano, falou o seguinte a um jornal sobre seu papel na novela: "Ela (a personagem) é uma vilã que toma conta de uma boate. Vou transar com mulheres, bater nelas".

Foto: Divulgação
Thammy Miranda será uma policial lésbica em 'Salve Jorge' / Foto: Divulgação

Fontes: 






Vida Longa e Próspera
Alberto Jr.



Nenhum comentário :

Postar um comentário