quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Elvis Presley foi Inspirado pelo Capitão Marvel Jr.?


Parte do estilo de Elvis Presley veio de um personagem de quadrinhos. Um personagem conhecido como Capitão Marvel. Mas há dois personagens que passam pelo nome de Capitão Marvel. Um é da Marvel Comics o outro é da DC Comics. Que o Capitão Marvel da DC Comics é onde Elvis adotou seu estilo. Seu estilo de cabelo vem do Capitão Marvel Jr., o melhor amigo do Capitão Marvel. E Elvis teve a idéia para a capa deles também. Nos quadrinhos, é dito que o Capitão Marvel Jr. é um grande fã de Elvis ou até mesmo ser inspirado por Elvis. Na verdade pode-se dizer que é o contrário. Elvis era um grande fã do Capitão Marvel Jr. e até mesmo dono de uma grande coleção de Capitão Marvel Jr. que se encontra no sótão de Graceland.

Em seu livro "Elvis and Gladdys", a autora Elaine Dundy escreveu que Elvis cresceu como um grande fã do Capitão Marvel Jr. e seus personagens, tomando o estilo de penteado dele para si mesmo quando ficou mais velho. Segundo Dundy:

"Por trás de Elvis havia uma outra grande lenda: o metafísico mundo das duplas identidades dos heróis de quadrinhos. O favorito de Elvis era o Capitão Marvel Jr., que parece, de fato, exatamente como Elvis iria ficar conhecido pelo resto de sua vida."

Antes de começar o post, veja a imagem abaixo, que é a mesa do quarto do Elvis quando ele era
apenas um menino:


 


Temos ali um pente de cabelo, gel, um carrinho e... um gibi do Capitão Marvel Jr?!?! isso mesmo!!! Esse aí é a edição #51 do gibi solo do Marvelzinho, de julho de 1947!

De acordo com o livro "Elvis Presley: The Man. The Life. The Legend", de Clarke Keogh, Elvis lia muitos quadrinhos e costumava desenhar o Superman, Batman, e principalmente, o Capitão Marvel Jr. Aos 12 anos, Elvis descobriu o Capitão Marvel Jr. e ficou obcecado pelo herói.

E tem mais! Uma vez, em uma entrevista, o próprio Elvis mencionou seu antigo vício por quadrinhos: "quando eu era criança, eu era um sonhador. Eu lia quadrinhos e me sentia como o super-herói da revista".

Será que Elvis realmente se inspirou no Capitão Marvel Jr.? Vamos ver as semelhanças?

À direita vemos Elvis, antes de completar 18 anos. Ele já havia começado a modelar o seu olhar do Capitão Marvel Jr., como uma comparação do desenho Raboy Mac de Cap Jr. e a foto de divulgação antecipada de shows de Elvis foto à direita.




Primeiro: o cabelo. Elvis, para quem não sabe, era loiro natural. Isso mesmo! Ele tinha cabelos claros, mas ele pintou o cabelo de preto e fez um penteado igualzinho ao do Capitão Marvel Jr.

Olhem essa roupa. Vejam essa famosa foto de 1971 do Elvis, já um pouco mais velho. A roupa azul igual à do Capitão Marvel Jr. e o colarinho alto como se fosse a capa.




Vocês acharam a última foto forçada? Então olha essa aqui. Uniforme azul, capa e tem até uma blusa amarela por baixo, para simular o trovão.


Capitão Marvel Jr. alter ego, Freddy Freeman, usava um casaco azul com um lenço branco longo.



Direita: Elvis vestindo um macacão azul com um lenço branco longo. 



Mais uma curiosidade (essa é dica do Hell): o Alex Ross, no Reino do Amanhã, sempre desenhava o Capitão Marvel como o Elvis... achei esse rascunho do Ross! Sensacional!









Fontes:
Yahoo Voices: LeVar Anthony - http://voices.yahoo.com/elvis-presley-two-captain-marvels-848831.html

Terra Zero: http://www.terrazero.com.br/v2/2009/04/lendas-urbanas-da-dc-comics-elvis-e-o-capitao-marvel-jr/

Imagens Retiradas da Internet

Dial B for Blog: http://dialbforblog.com/archives/87/

Nenhum comentário :

Postar um comentário